ICMS/MG: Governo de Minas sanciona lei que permite aumento de recuperação de ativos do Estado por transações tributárias
13/01/2025
Oportunidade de discutir os principais desafios da área fiscal e buscar soluções conjuntas com as demais unidades federativas do país, foi realizada a 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O evento teve início na quarta-feira, 4, e se encerra nessa sexta, 6, marcando o encerramento das atividades anuais do colegiado, em Foz do Iguaçu (PR).
A reforma tributária e sua regulamentação sob a forma de leis complementares foram as principais pautas da agenda, ocupando a centralidade de toda a discussão econômica do Brasil para o ano de 2025. Aprovados pela Câmara dos Deputados, os projetos de Lei Complementar 68/2024 e 108/2024, que regulamentam o novo sistema tributário, atualmente, tramitam no Senado Federal.
Para evitar prejuízos à população, esse ano, secretários e técnicos das Fazendas estaduais analisaram os projetos, apresentaram sugestões de mudanças e aprofundaram os debates nas reuniões do colegiado.
“Tomamos decisões importantes para o futuro da política fiscal do país. Nossa intenção é preservar a autonomia federativa dos estados em benefício da população. Para isso, estamos trabalhando para que o Senado Federal faça os devidos ajustes nos textos dos projetos”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.
O encontro também abordou temas de interesse mútuo dos estados, como a harmonização da legislação tributária e a modernização da administração fazendária.
Reunião do ConfazNessa sexta, 6, ocorre a 195ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Conduzida pelo Ministério da Fazenda, além de discussões que movimentaram os debates fiscais, a reunião trata sobre questões referentes à renegociação e gestão das dívidas dos estados.
Fonte: Agência de notícias do Acre (Retirado do Meu Site Contábil)
Compartilhar
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
Antony Contabilidade
Corporativo
Siga-nos!